Pular para o conteúdo principal

Táticas de futebol

 

Futebol que todos os treinadores devem saber (ganhar mais jogos)


Escolha sua formação de futebol

Antes de olhar para várias táticas de futebol avançadas que você pode implementar como treinador, uma das decisões táticas mais importantes que você precisa decidir é qual formação você usará.

Conhecer os pontos fortes e fracos de cada formação ajudará muito a decidir o que você e seus jogadores farão como equipe e quais táticas usarão.

Enquanto algumas formações permitem que você domine a posse de bola ou domine a oposição nas laterais, outras são mais defensivas e de contra-ataque por natureza.

Entender cada formação permite que você selecione aquela que melhor se adapta ao seu time.

Por exemplo, não adianta forçar seus jogadores a jogarem um 3-5-2 se você não tiver o tipo certo de jogadores para preencher os flancos.

Da mesma forma, é muito difícil fazer um único atacante funcionar se você não tiver o jogador certo na frente para encaixar a bola no fundo da rede.

Depois de pensar nos jogadores à sua disposição e em como deseja que o time jogue, você pode começar a treinar a formação em seus treinos.

Embora muitas equipes se limitem a apenas uma ao longo da temporada, vale a pena trabalhar em algumas para que você possa variar as coisas dependendo do seu adversário.

Além disso, também melhora o conhecimento tático dos jogadores e a compreensão do jogo.

Confira o link abaixo para um guia detalhado sobre as formações mais comuns:


  • 4-3-3
  • 4-2-3-1
  • 3-5-2
  • 4-4-2
  • 3-4-3
  • 3-4-3
  • placa tática de futebol

    Táticas populares de futebol e estilos de jogo

    As táticas de futebol que você implementa dependem da formação, do pessoal à sua disposição e da maneira como você monta seu time.

    Por exemplo, não adianta jogar Tiki-Taka se os jogadores que você tem à sua disposição não são técnicos o suficiente para segurar a bola.

    Uma vez que você aperfeiçoou os pontos fortes do seu time e escolheu uma formação que você acha que vai se adequar a eles, é hora de começar a trabalhar em táticas e estilos de jogo mais específicos.

    Vamos dar uma olhada em algumas das variações táticas mais populares dos últimos tempos.

    Embora o Tiki-Taka tenha suas origens na seleção holandesa dos anos 70, foi o Barcelona de Pep Guardiola de 2008 a 2012 que tornou esse estilo de jogo famoso em todo o mundo.

    Tiki-Taka envolve manter a posse de bola usando passes curtos com todos os jogadores constantemente em movimento - trocando posições e sobrecarregando o meio-campo do adversário.

    Além dos meio-campistas técnicos e criativos que esse sistema exige, você também precisa de atacantes inteligentes e ágeis.

    Seu papel é esticar a oposição, fazer corridas inteligentes e arrastar os defensores do adversário para fora de posição.

    A chave para essa tática é criatividade, habilidades técnicas e fluidez...

    Bem como o pessoal certo para jogá-lo, é claro.

    Seus defensores também devem ser bons com a bola e, às vezes, empurrar para o meio-campo ou ultrapassar o ala nos flancos.

    O goleiro também deve ser rápido fora de sua linha para raspar atrás da defesa da linha alta e também ser hábil em passar a bola com confiança.

    Quando funciona, o Tiki-Taka pode ser uma delícia absoluta de assistir.

    Quando isso não acontece, pode ser muito frustrante para os jogadores se o treinador continuar exigindo que eles repliquem um estilo de jogo quando simplesmente não conseguem.

    Embora estivesse muito em voga há alguns anos, inovações táticas recentes fizeram com que sua popularidade caísse. Isso ocorre porque os treinadores prepararam suas equipes para defender profundamente e atacar no contra-ataque ou pressionar alto na esperança de recuperar a bola em uma área mais perigosa.

     Estacione o ônibus

    Uma das táticas de futebol usadas por José Mourinho para enfrentar os times de Pep Guardiola era "estacionar o ônibus" e esperar acertá-los no contra-ataque.

    Quando os times estacionam o ônibus , eles puxam todos para trás e tentam limitar o adversário ao mínimo de oportunidades possível.

    Embora isso sacrifique sua própria saída de ataque e dê aos seus oponentes a iniciativa, pode ser uma tática muito útil para usar se você estiver procurando manter um placar limpo ou proteger uma vantagem em uma partida.

    A ideia por trás desse estilo de jogo é limitar o espaço e o tempo que seus adversários têm com a bola.

    Você permite que eles joguem na frente de sua defesa e meio-campo rasteiro, apenas engajando quando eles se aproximam demais ou se aventuram em posições perigosas.

    As equipes geralmente se alinham em 4-5-1 se quiserem usar essa tática.

    Isso permite que os dois zagueiros se posicionem ao lado dos zagueiros e os dois alas caiam de cada lado deles, criando efetivamente uma defesa de seis.

    Com os três meio-campistas posicionados bem na frente dos zagueiros e o único atacante pressionando os meio-campistas adversários, torna-se muito difícil para o adversário marcar.

    Para implementar essa tática com sucesso, você precisa de jogadores disciplinados que estejam dispostos a lutar pelo time e batalhar por cada bola.

    Eles também precisam ter grande resistência, pois as chances são de que eles estarão perseguindo o adversário durante toda a partida.

    Como você pode imaginar, a probabilidade de você marcar usando este estilo de jogo é muito pequena e, como tal, é usado principalmente em circunstâncias específicas ou jogos pontuais.

    As equipes que usam essa tática geralmente procuram acertar seus adversários no contra-ataque ou acabam jogando um jogo de bola longa, esperando que seu atacante possa segurar a bola e trazer os outros para o jogo.  





Comentários