cientificamente comprovadas para controlar o peso
Tratamento da obesidade
Opção nº 1: Transição para formas mais saudáveis de alimentação
Esqueça a dieta milagrosa como tratamento da obesidade. Quando se trata de controlar o peso e a obesidade, mudar a forma como você come significa mais do que apenas comer menos calorias.
Em vez disso, seu médico levará em consideração como você come ao criar seu plano de tratamento da obesidade. Algumas das coisas que você pode ver juntos incluem:
- Tempo . Existe uma hora específica do dia em que você corre mais risco de comer demais ou comer alimentos não saudáveis?
- Lugar . Onde você costuma comer?
- Emoções . Você come demais ou come alimentos não saudáveis quando se sente de uma certa maneira? Por exemplo, quando você se sente cansado, estressado ou triste?
- Sentindo-se cheio . Como você experimenta a sensação de saciedade após uma refeição?
Tratamento da obesidade
Opção #2: Mais atividade física
Mover-se mais e usar mais energia é outra opção de tratamento da obesidade. Independentemente de resultar ou não em perda de peso, a atividade física também pode melhorar muitos aspectos da sua saúde. A atividade física regular pode resultar em benefícios para a saúde de pessoas em todas as categorias de IMC, como a melhora dos fatores de risco cardio metabólicos.
Comece adicionando um pouco de movimento extra em sua vida cotidiana. Se você se senta muito durante o dia, levantar-se e movimentar-se por alguns minutos a cada hora pode fazer a diferença. Assim como caminhar até as lojas ou subir as escadas, se possível. Mesmo fazer pequenas coisas pode significar muito. A meta é fazer 150 minutos de atividade física por semana. Você pode atingir esse objetivo adicionando gradualmente novas atividades e rotinas ao seu plano de tratamento da obesidade.
Tratamento da obesidade
Opção nº 3: terapia comportamental
Como nosso corpo e mente estão profundamente conectados, a terapia comportamental é uma opção de tratamento da obesidade que leva em consideração essa conexão. A terapia comportamental são programas que ajudam os pacientes a atingir seus objetivos comportamentais ou de saúde.
Os terapeutas comportamentais trabalham com os aspectos psicológicos do controle de peso. Eles podem ajudá-lo a identificar padrões em seus pensamentos, emoções e comportamento que fazem você comer mais e ganhar peso. Comer grandes porções, beliscar com frequência e/ou comer ou beber quando não está com fome são apenas alguns dos padrões que você pode ter em relação à comida. O foco da terapia comportamental é capacitar as pessoas que vivem com obesidade a fazer mudanças sustentáveis que melhorem sua saúde, bem como promovam sua auto-estima e confiança. Isso pode ajudá-lo a controlar seu peso a longo prazo, melhorar seu estado de saúde e qualidade de vida.
Tratamento da obesidade
Opção #4: Substitutos de refeição/dieta de baixa energia
Substitutos de refeição são produtos com controle de calorias que contêm nutrientes essenciais, vitaminas e minerais. Eles geralmente são ricos em proteínas e pobres em gordura e carboidratos.
Os substitutos de refeição substituem uma ou mais das suas refeições diárias por alimentos ou fórmulas que fornecem um número específico de calorias (por exemplo, entre 800 e 1200 calorias por dia). Os substitutos de refeição podem fazer parte de um plano de tratamento da obesidade clinicamente supervisionado.
Tratamento da obesidade
Opção 5: Medicamentos anti-obesidade
Medicamentos anti-obesidade são opções de tratamento da obesidade que podem funcionar com os processos biológicos que afetam seu apetite.
Existem diferentes medicamentos anti-obesidade disponíveis e eles funcionam de maneiras diferentes. Alguns medicamentos anti-obesidade ajudam a regular o apetite e os desejos de comida. Isso ajuda você a comer menos e torna mais fácil mudar seu estilo de vida.
Medicamentos anti-obesidade também podem ajudar a prevenir a recuperação do peso . Eles fazem isso gerenciando a maneira como seu corpo responde quando você controla o peso, como a sensação constante de fome. Outros medicamentos ajudam a controlar o peso, alterando a maneira como o corpo absorve os alimentos. Por exemplo, eles diminuem a quantidade de gordura que é absorvida pelo seu corpo.
Tratamento da obesidade
Opção #6: Cirurgia bariátrica
Bypass gástrico e outras cirurgias para perda de peso – conhecidas coletivamente como cirurgia bariátrica – envolvem mudanças no sistema digestivo para ajudá-lo a perder peso. A cirurgia bariátrica é um tratamento para obesidade que pode diminuir o apetite e a quantidade de comida que você pode comer confortavelmente de uma só vez. Foi demonstrado que eles alteram o metabolismo e os hormônios do corpo, os quais desempenham um papel importante em como seu peso é regulado. Por exemplo, as alterações hormonais da cirurgia bariátrica funcionam para evitar o reganho de peso.
Encontrar opções de tratamento da obesidade que funcionam para você
Estas são apenas 6 opções de tratamento da obesidade que os médicos têm em sua caixa de ferramentas. Seu médico irá ajudá-lo a considerar todas as suas opções para criar um plano personalizado de tratamento da obesidade. Mas eles não podem prever como você responderá aos diferentes tratamentos que eles recomendam. Somos todos diferentes e isso significa que nossa resposta aos tratamentos também será altamente individual.
O seu médico pode ajustar o seu plano de cuidados com a obesidade dependendo da resposta do seu corpo e das suas necessidades de saúde. Diferentes tipos de tratamentos podem se tornar mais ou menos relevantes à medida que você avança ou enfrenta obstáculos. E assim, seu plano de tratamento da obesidade deve ser adaptado às suas necessidades e pode evoluir com o tempo.
Encontrar prestadores de cuidados com a obesidade treinados para ajudar pessoas com obesidade é o primeiro passo para começar . Cada vez mais profissionais de saúde entendem a ciência por trás da doença e como tratá-la com eficácia, portanto, não desista se demorar um pouco para encontrar uma. Se você não tiver certeza de como iniciar uma conversa sobre controle de peso e tratamento da obesidade com seu médico, este guia fornece algumas dicas de como fazê-lo.
* Algumas opções de tratamento da obesidade podem causar efeitos colaterais.
Comentários