Atividades de Educação Física
A Educação Física é a disciplina que conjuga diversas competências. Desenvolvimento psicomotor, saúde, bem-estar, sociabilidade e princípios de solidariedade, lealdade, empatia, jogo limpo são algumas dessas competências.
Para isso, fizemos uma lista que serve como inspiração para a realização de atividades que, ao mesmo tempo, divertem e entretém pessoas de todas as idades.
1. Alongamento
O alongamento é muito importante antes da prática de qualquer atividade física, prepara os músculos, articulações e evita lesões.
Em geral, todos os grupos musculares devem ser alongados, mas a forma e a intensidade deve variar de acordo com a atividade a ser realizada posteriormente.
É imprescindível a atenção e o respeito aos limites de cada participante, não se deve exagerar sob o risco de lesões.
Exemplos:
- Alongamento de pernas
- Alongamento de braços
- Alongamento abdominal
- Alongamento das costas (lombar e cervical)
2. Aquecimento
Assim como o alongamento, o aquecimento é importante para evitar lesões e também para o melhor aproveitamento das atividades.
Caminhadas, corridas leves ou de alguma intensidade preparam os participantes para as atividades a serem realizadas.
Exemplos:
- Corrida livre
- Circuitos (pode utilizar linhas, cones, bambolês, etc.)
- Agachamentos
- Abdominais
- Polichinelos
- Flexões
3. Jogos
Os jogos são importantes para desenvolver o espírito de equipe, o respeito às regras, a competitividade e o jogo limpo (fair play). Para isso, são preferíveis os jogos coletivos às práticas individuais.
Todas as práticas podem ser ajustadas, de modo intencional, para desenvolver alguns aspectos específicos. Regras sobre a obrigatoriedade do passe, da participação de toda a equipe nas jogadas, ajustes nas regras de pontuação são sempre bem-vindos quando proporcionam o desenvolvimento de valores.
Exemplos:
- Vôlei
- Vôlei sentado
- Futebol
- Basquete
- Handebol
- Atletismo
- Queimado
Veja também: Jogos cooperativos: o que são e exemplos
4. Brincadeiras
Assim como os jogos, as brincadeiras possibilitam o exercício de uma série de fatores que vão para além da atividade física. Entretanto, as brincadeiras possuem um valor lúdico, importante para o desenvolvimento da criatividade e da empatia.
Em geral, as brincadeiras atuam como um universo fechado, com suas próprias regras, possibilitam o desempenho de papéis, importantes para o desenvolvimento social dos participantes. Ainda atua como uma quebra na rotina de jovens e adultos.
Exemplos:
- Piques (pique-cola, pique-esconde, pique-bandeira, etc.)
- Cabra-cega
- Morto e vivo
- Estátua
- Cabo de Guerra
- Bobinho
- Altinha
- Circuito com obstáculos
- Gincana
Veja mais em: Brincadeiras para educação infantil
5. Atividades em sala
As atividades em sala, normalmente, são momentos difíceis para professores de educação física e seus estudantes.
Habituados a atividades em espaços mais amplos, o uso da sala de aula - seja por necessidade, seja por uma estratégia pedagógica - pode encontrar dificuldades para o engajamento e para a participação.
Entretanto, as atividades em sala podem ser divertidas, um importante espaço de troca e uma boa oportunidade para desenvolver alguns valores e princípios essenciais para o desenvolvimento de todos.
Exemplos:
- Quiz sobre esportes e conhecimentos gerais
- Brainstorming para projetos na escola
- Passeio vendado com guia vidente (tema: inclusão, solidariedade e confiança)
- Adedanha/Adedonha/Stop!
- Montagem de estruturas com material reciclado
- Damas
- Xadrez
- Jogos de tabuleiro
- Jogos cooperativos
Veja também:
Comentários